Página Inicial / Diários de um Nerd / Todo o poder e glória de Wanda Maximoff, a Feiticeira Escarlate da Marvel

Todo o poder e glória de Wanda Maximoff, a Feiticeira Escarlate da Marvel

Dona da Marvel.

“Vingadores: A Era de Ultron” está aí e apesar de vários novos personagens serem apresentados neste novo filme, um deles merece destaque por toda sua importância dentro do MCU, Wanda Maximoff, a Feiticeira Escarlate.

Ela é um dos principais personagens dos Vingadores nas HQs e ouso dizer que a mais poderosa já vista no universo Marvel.

Wanda2

Ela é responsável por 3 (e em minha opinião, as melhores) grandes histórias dos Vingadores que causaram gigantescas mudanças na equipe, além de influenciar outras histórias como Guerra Civil, Vingadores vs X-Men e a responsável pela criação de uma nova equipe, os Jovens Vingadores.

Destas três histórias, seu início é quando Wanda dá a luz a gêmeos, filhos do andróide Visão, o que parece ser algo impossível. E de fato é, pois na verdade a Feiticeira Escarlate utilizou seus poderes para produzir sua própria gravidez. A bruxa mentora de Wanda, Agath Harkness, apaga a mente sua mente e as crianças da realidade, a pedido dos Vingadores.

A partir daí tem início a saga “A Queda” (2004).  O vilão Valete de Copas (morto alguns anos atrás) ataca a mansão dos Vingadores matando o Homem-Formiga, a Mulher Hulk descontrolada assassina o Gavião Arqueiro e Visão também morre durante a história. Graças ao Doutor Estranho descobrimos que tudo isso foi obra do poder de Wanda. A Feiticeira Escarlate inconscientemente conjurou a destruição dos Vingadores, após descobrir que havia tido 2 filhos e que lhe foram “tirados”. Com todo o caos criado, os Vingadores são desmantelados e perdem a credibilidade perante o governo (prévia assim também da Guerra Civil).

Wanda3

Após todos estes acontecimentos, X-Men e Vingadores se reúnem para decidir o destino da Feiticeira Escarlate, cujos poderes de alterar a realidade já ameaçam humanos e mutantes, e assim tem início “Dinastia M” (2006). Apesar dos esforços de ambas as equipes, Wanda reformula o mundo e cria uma nova realidade. Neste novo mundo muitas coisas foram alteradas, como Gavião Arqueiro que foi ressuscitado, Peter Parker é casado e tem um filho com Gwen Stacy e todos os envolvidos não se recordam dos acontecimentos em “A Queda”. Com o envolvimento dos X-Men, Vingadores, Magneto e Dr. Estranho, conseguem recuperar a memória de todos os heróis (apesar de alguns ficarem extremamente abalados, como Peter Parker que encarou novamente a perda de Gwen) e descobrem que Wanda foi manipulada por seu irmão gêmeo Pietro. Finalizando a história, Wanda sussurra um último feitiço “Chega de mutantes”, fazendo com que quase todos os mutantes do planeta perdessem seus poderes. Este dia ficou conhecido como dia M e muitos dos mutantes tiveram que se adequar a vida sem poderes, inclusive Magneto.

Wanda4

A Feiticeira Escarlate desaparece e com a dissolução dos Vingadores, surge uma das equipes mais legais de todo universo Marvel, os Jovens Vingadores. Um grupo de adolescentes com superpoderes, fãs dos Vingadores, reunidos pelo Rapaz de Ferro (vindo do futuro) para ocupar o lugar dos seus ídolos (Já falamos deles aqui).

Dentre os membros estão Célere, Gaviã Arqueira, Patriota, Miss America, Loki (adolescente), Estatura e o casal gay mais amado das HQs, Wiccanno (Billy) e Hulkling (Teddy).

Billy e Teddy

Billy é um bruxo super poderoso que possui dentre vários poderes a capacidade de alterar a realidade. Após perceber sua extrema semelhança com Célere (Tommy), Wiccanno suspeita ser filha de Wanda e assim decide encontrá-la. Este é o início da “A cruzada das crianças” (2006). Nesta história descobrimos que o Rapaz de Ferro será no futuro Khan, O conquistador e este o motivo de ter voltado ao passado. Após algumas batalhas, descobrimos que Billy e Célere (Tommy) são as reencarnações dos filhos gêmeos criados por Wanda, e por isso Wiccanno possui poderes semelhantes aos da mãe e Célere possui o mesmo poder do tio Pietro (Mercúrio). Também descobrimos que Wanda foi manipulada no dia M, mas na verdade pelo Dr. Destino.

Wanda e Destino

As três histórias já foram publicadas no Brasil, sendo que “A Queda” e “Dinastia M” são possíveis encontrar encadernados, já “A cruzada das crianças” foi publicada em duas edições em formato americano.

HQs

Lendo todas estas histórias, é possível perceber que Wanda Maximoff do universo cinematográfico não terá o imenso poder igual ao da HQ. No entanto, já dá pra perceber que a moça é lacradora e chave fundamental para diversas tramas dentro do MCU.

Além disso, com o aparecimento da Feiticeira Escarlate e do Visão em Vingadores: A Era de Ultron, será que podemos começar a sonhar com Billy e Teddy, no cinema ou em uma série de TV. O que você acha?

Sobre Michel Furquim

Psicólogo, pós-graduando em Sexualidade Humana. Curioso e pesquisador nas áreas de sexualidade e relacionamentos. Aficionado pelo universo nerd, em especial HQs e Mangás.

Veja Também

Pela primeira vez na história “The” Doctor de Doctor Who será uma mulher, mas a luta continua

16 de Julho de 2017 e em um vídeo a BBC revelou a identidade da …

  • Fernando

    Essas personagens super poderosas, porém que por vezes sucumbem ao próprio poder são as melhores, pois confere um ar humano onde não conseguimos saber se torcemos contra ou a favor.
    A Jean Grey/Phoenix por exemplo, tem pra mim uma das melhores histórias ja feitas pela Marvel.

    • Michel Furquim

      Verdade Fernando. Fênix, Feiticeira Escarlate, Magneto, Wiccano, entre outros que possuem poderes além de sua compreensão se aproximam muito da realidade. Como diria um grande amigo, grandes poderes trazem grandes responsabilidades.

  • jaqueline goes guimaraes

    eu gosto muito de wanda maximoff mais visao e pe no saco diferente de gaviao arqueiro mais wanda e mais poderosa devido ao exp de tony stark mais quando wanda perde o irmao pietro ela se torna ulneravel por isso wanda gosta gaviao arqueiro por que ele a protege de todas as formais e visao e o esposo dela ela tem poderes de propulsor de energia e rajada de energia mais ela consegue apagar a memoria dos vingadores .wanda e gaviao arqueiro sao aliados um e outro mais wanda nao gosta tanto assim de visão.