Página Inicial / Especial / [Especial] Heróis gays das HQ’s – Colossus (Terra 1610)

[Especial] Heróis gays das HQ’s – Colossus (Terra 1610)

Em uma versão alternativa, em um outro planeta Terra, existe um Colossus gay. 

Codinome: Colossus
Nome: Piotr “Peter” Nikolaievich Rasputin.
Nacionalidade: Rússia Siberiana, Lago Baikal (Terra 1610).
Raça: Mutante.
Poderes: Transformar o corpo em aço, Invulnerabilidade.

No ano 2000, com o sucesso do primeiro filme dos X-Men e do Homem-Aranha, a Marvel decidiu criar um universo paralelo, recontando a origem de vários personagens.

O intuito na verdade era atrair o público que queria conhecer os quadrinhos da Marvel e também conquistar alguns públicos etários (Miles Morales, por exemplo, afrodescendente que se tornou o Homem-Aranha).

Colossus

Nesse Universo paralelo, um dos responsáveis para representar o público gay foi Colossus, dos X-Men.

Nesta repaginação, Colossus é homossexual e tem muito mais importância nas histórias do que no Universo “oficial” dos mutantes.

A história de Peter, que é de origem Russa, é pego pelo pai na cama com outro garoto. Com medo de ser rejeitado, ele foge de casa e acaba se envolvendo com tráfico de armas.

Quando chega aos EUA, é recrutado por Jean Grey e Scott Summers para os X-Men. Colossus só foi assumir que era gay, muito mais tarde, após conhecer Estrela Polar (que sempre foi gay assumido) e iniciar um namoro com ele.

Uma das partes interessantes deste Universo é que Noturno e Colossus eram como irmãos na história, mas após Peter assumir sua homossexualidade, passa a ser evitado por Kurt. O colega de equipe, muito religioso, acredita que Colossus vai para o inferno por ser gay, e isso causa várias discussões entre os dois.

Colossus 3

 Kurt e Peter fazem as pazes, após o amigo perceber que seu preconceito era uma besteira.

Colossus no Universo Ultimate possui um poder muito maior, chegando a lutar com Magneto e Wolverine de igual para igual.

Mas isso tem uma explicação: quando começou a utilizar seus poderes mutantes, se ofereceu como cobaia para o teste da droga Banshee, que ampliava os poderes dos mutantes. Assim consegue um emprego na quadrilha que traficava armas na Rússia.

Colossus 2

O uso desta droga possui um papel importante na história de Peter, pois esta mesma droga é utilizada pela Tropa Alfa, derrotando os X-Men, sequestrando e matando Estrela Polar.

Apesar do Colossus do Universo Ultimate ser gay assumido e possuir um relacionamento com Estrela Polar, são poucos os momentos que mostram algum contato entre o casal. Tanto que em quase 100 edições da publicação Ultimate, não há nenhuma imagem algum contato mais afetivo entre Peter e o Estrela Polar.

Bom, o ano era 2000, então acho que na época, os responsáveis ainda tinham algum receio sobre a reação do público ao ver um personagem conhecido pela imagem viril beijando outro homem.

Colossus 2

Sobre Michel Furquim

Psicólogo, pós-graduando em Sexualidade Humana. Curioso e pesquisador nas áreas de sexualidade e relacionamentos. Aficionado pelo universo nerd, em especial HQs e Mangás.

Veja Também

Evento | Ressaca Friends 2017

Nos dias 16 e 17 de dezembro acontece a 14ª edição do Ressaca Friends, o …