Página Inicial / Especial / [Especial] Heróis gays das HQ’s – Lanterna Verde I (Alan Scott)

[Especial] Heróis gays das HQ’s – Lanterna Verde I (Alan Scott)

Um herói que ao assumir sua sexualidade, criou uma das maiores comoções dentro da DC.

Codinome: Lanterna Verde
Nome: Alan Ladd Wellington Scott
Nacionalidade: Estados Unidos da América (Terra 2)
Raça: Humano
Poderes: Criar qualquer tipo de objeto e energia através do anel com a força do pensamento

Durante a Era de Ouro dos quadrinhos (Golden Age of Comic Books), que é do período de 1938 (com a criação do Superman) até meados da década de 50 (com a reformulação do Flash devido à queda de vendas das HQs), surgiram vários dos principais heróis do universo das HQs.

Um destes foi o Lanterna Verde, criado pelo escritor Bill Finger (co-criador do Batman) e o desenhista Martin Nodell. Este primeiro portador do anel era Alan Scott, e apareceu nas páginas da edição 16 da All-American Comics.

AlanScott1

Em sua origem, Alan sobrevive a um acidente de trem e encontra uma lanterna mágica que lhe concede poderes. Alan Scott com o poder da lanterna cria um anel mágico e a partir daí começa a lutar contra o crime com a identidade do Lanterna Verde. O inconveniente e ponto fraco do herói era que ele precisava recarregar o anel a cada 24 horas.

O herói fez muito sucesso na época e integrou o primeiro supergrupo da história, a Sociedade da Justiça, ao lado da Canário Negro, Jay Garrick (Joel Ciclone, no Brasil), Átomo, Senhor Destino, Gavião Negro e alguns outros heróis que participaram das aventuras da equipe.

AlanScott2

Porém, a década de 40 veio com a Segunda Guerra Mundial que atingiu as histórias de super-heróis, onde o bem sempre prevalecia sobre o mal, abalando as vendas das HQs e colocando o Lanterna Verde e muitos outros no ostracismo.

 Além disso, em 1954, o psiquiatra Fredic Wertham publicou o livro Seduction of The Inocent, que sugeria que a delinquência juvenil da época era culpa das histórias em quadrinhos. Como resultado, surgiu a entidade Comics Code Authority que ficou responsável por fiscalizar os conteúdos publicados nas HQs da época. Este código de censura podou grande parte da liberdade criativa dos autores.

Apenas em 1959, o Lanterna Verde seria resgatado do limbo e voltaria reformulado, mas o detentor do anel seria Hal Jordan. Em 1961, o Flash (Barry Allen) tropeçaria no Flash da Era de Ouro (Jay Garrick) e assim surgiu a ideia da Terra Paralela (Terra 2). Esta foi a saída encontrada para manter os heróis reformulados e ao mesmo tempo trazer os heróis da Era de Ouro de volta, que agora viviam na Terra 2.

E assim, Alan Scott voltou para as páginas dos quadrinhos, aparecendo sempre que a Sociedade da Justiça e a Liga da Justiça se encontravam. Até aí, Alan era considerado heterossexual e inclusive tivera filhos gêmeos com Rose Canton (vilã Espinho, com quem se casou), que se tornariam Jade e Manto Negro no futuro.

AlanScott3

Só pra variar, em 2011, a DC decidi zerar todo seu universo e recontar a origem de vários de seus personagens. Neste Reboot o multiverso DC volta a existir (desfeito em Crise nas Infinitas Terras) e Alan Scott volta a ser o Lanterna Verde da Terra 2, porém mais jovem e gay.

Essa informação causou polêmica na época entre os fãs homofóbicos tradicionais, mas mesmo assim a editora manteve a decisão e o herói não deixa nada a desejar aos colegas esmeraldas, Guy Gardner, John Stewart, Hal Jordan e Kyle Rayner.

A origem do Lanterna Verde dos Novos 52 continua a mesma da Era de Ouro, Alan sofre um acidente de trem e assim é eleito pela lanterna mágica aquele que deverá combater o mal iminente que cairá sobre a Terra 2.

Somos apresentados logo no começo da história de Terra 2, ao namorado de Alan, Sam. Este início de história, já mostra o beijo entre Alan e Sam, que causou furor entre os fãs de quadrinhos. De um lado, aqueles que vibraram pela diversidade que a DC também decidiu inserir em suas histórias e do outro protestos dos fãs que emitiram as mesmas opiniões de sempre: “Não mexam nos nossos heróis homens-brancos-héteros, criem os seus”.

AlanScott4

Bom, na história, justamente quando Alan estava pedindo Sam em casamento, ocorre o acidente de trem que tira a vida de Sam. E quando a Lanterna contata Alan, a aliança de noivado é o objeto escolhido para ser a fonte do poder do Lanterna Verde da Terra 2.

AlanScott5

Uma coisa que também foi reformulada no personagem foi o uniforme. O Alan Scott desde a Era de Ouro ficou conhecido pelo uniforme vermelho com a capa verde, mas na repaginação o Lanterna ficou com um uniforme completamente verde e mais parecido com os colegas da tropa dos Lanternas Verde da Terra 1.

AlanScott6

O personagem rapidamente integra a nova versão da Sociedade da Justiça, ao lado dos heróis da Terra 2, Batman (Thomas Wayne), Moça-Gavião, Flash, Lois lane Robótica (!), Superman (irmão adotivo de Kal-El) e alguns outros. Juntos enfrentam uma invasão da terra e combatem Kal-El da Terra 2, que é um servo de Darkseid.

Este Lanterna Verde é destemido, muitas vezes ocupa o papel do líder e é o mais poderoso da equipe. Apesar de ser assumidamente gay na história, Alan perde seu noivo logo no início da trama, então o pouco que vemos de seu relacionamento é seu luto da pelo companheiro.

AlanScott7

Com a saga Convergência, que coloca fim aos Novos 52, a DC anunciou que a Terra 2 continuará existindo, assim como Alan Scott, então espero que Terra 2 retorne com mais histórias e que o Lanterna Verde encontre um novo amor.

AlanScottConvergence

Sobre Michel Furquim

Psicólogo, pós-graduando em Sexualidade Humana.
Curioso e pesquisador nas áreas de sexualidade e relacionamentos. Aficionado pelo universo nerd, em especial HQs e Mangás.

Veja Também

Especial|20 de Novembro – Dia da Consciência Negra

O dia 20 de Novembro marca a data em que Zumbi dos Palmares morreu e …

  • Diogo Miranda

    Eu amei o Alan no começo, mas eu gostaria que agora após a convergência, o lado homo dele fosse melhor explorado. O personagem ficou bem legal mas parecem que esqueceram que ele é gay…Um novo amor para ele seria legal (Que poderia se tornar um vilão novo talvez , que é bem o que a DC está precisando! Chega de Brainiac e Darkseid né!)

    • Michel Furquim

      Concordo Diogo.
      Vamos torcer para mais histórias com Alan e um novo amor para o coração do Lanterna!

  • Pingback: [Indicação Nerd] HQ – Crepúsculo Esmeralda()