Página Inicial / Indicação Nerd / Indicação Nerd|Animação – Dr. Estranho

Indicação Nerd|Animação – Dr. Estranho

Uma boa dica para quem nunca teve contato com o personagem e não tem muito contato com as HQs.

A Marvel com seu universo cinematográfico mantém um invejável currículo com adaptações cinematográficas, mas no quesito adaptações animadas ainda deixa muito a desejar. Com exceções como a série animada dos X-Men (1992 – 1997) e do Homem-Aranha (1994 – 1998), a Marvel possui poucas animações relevantes de boa qualidade ou fiéis às histórias em quadrinhos.

DrEstranho1

Mesmo assim algumas valem a pena assistir, especialmente para quem é fã de alguns heróis pouco conhecidos. Uma grata surpresa foi a animação Doutor Estranho. Sou fã do personagem há anos e, apesar de ser uma figura essencial em várias tramas nos quadrinhos, até hoje não teve nenhuma adaptação à sua altura.

Esta história pode mudar, já que há uma adaptação cinematográfica em andamento, com os talentosos Benedict Cumberbatch e Tilda Swinton.

DrEstranho2

A animação mostra a jornada do Dr. Stephen Vicent Strange (Estranho), um médico neurocirurgião arrogante e egocêntrico. Estranho sempre se importou apenas com dinheiro e títulos. No entanto, pouco a pouco Stephen Estranho começa a ter visões e pesadelos com acontecimentos e seres sobrenaturais.

Tudo muda quando Dr. Estranho sofre um acidente de carro e perde o controle dos movimentos das mãos. Incapacitado de continuar seu trabalho, Estranho revolta-se e perde todo seu dinheiro na busca por uma cura. Ele consulta diversos profissionais de diversas formas terapêuticas, porém sem sucesso.

DrEstranho4

A última solução que ainda resta para o Dr. Estranho é buscar um antigo sábio no Tibet, o Ancião. Aos poucos, Stephen descobre que possui um dom raro e que uma guerra sobrenatural está prestes a acontecer.

Dr. Estranho precisará abandonar sua antiga forma de enxergar o mundo para poder curar suas feridas e também despertar e dominar todo seu poder mágico.

Diferente de vários personagens das HQs, Dr. Estranho é um mago supremo, todas as suas habilidades estão baseados em feitiços e suas batalhas são contra entidades sobrenaturais. Por estas razões as histórias solo do Dr. Estranho geralmente lembravam muito histórias no estilo D&D. Mesmo assim, Estranho já fez parte dos Vingadores e foi fundamental em algumas de suas principais sagas (A Queda e Dinastia M).

DrEstranho5

A animação faz uma boa adaptação dos quadrinhos, mostrando fielmente a transformação do médico egoísta no mago supremo. No entanto, a história nos prepara para uma iminente guerra que no final pode deixar a desejar. Uma das coisas mais legais do personagem são as invocações dos feitiços, mas infelizmente na animação são poucas vezes em que isso acontece.

O personagem diferente dos colegas da Marvel não “esmaga” nada e nem luta nenhum tipo de arte marcial, então os menos familiarizados podem sentir falta de cenas de pancadaria. Os fãs das HQs do Dr. Estranho podem se incomodar com algumas mudanças feitas na aparência do personagem, que perdeu um pouco da pose de um mago supremo mais poderoso da Terra.

DrEstranho3

Esta animação foi produzida em 2007 pela Lionsgate e é uma boa dica para quem nunca teve contato com o personagem e não tem muito contato com as HQs.

Sobre Michel Furquim

Psicólogo, pós-graduando em Sexualidade Humana. Curioso e pesquisador nas áreas de sexualidade e relacionamentos. Aficionado pelo universo nerd, em especial HQs e Mangás.

Veja Também

Crítica|Star Trek Discovery 1.05 – Choose Your Pain

O “retorno” de um antigo personagem e a confirmação do primeiro casal gay de uma …

  • Victor Hugo

    Hum legal! vou assistir 😀