Página Inicial / Especial / [Especial] Heróis gays das HQ’s – Homem de Gelo

[Especial] Heróis gays das HQ’s – Homem de Gelo

Mais um mutante se assumiu gay, para mostrar que muitos fãs não entenderam nada sobre a proposta de X-Men.

Codinome: Homem de Gelo

Nome: Robert “Bobby” Louis Drake

Nacionalidade: EUA

Raça: Mutante.

Poderes: Capacidade de resfriar a água e a umidade do ar até transformá-la em gelo; Resistência e durabilidade sobre-humanas na sua forma de gelo; Capacidade de criar “pontes” de gelo e se locomover através delas.

Bob Drake foi um dos primeiros mutantes criados por Stan Lee, lá na década de 60. O Homem de Gelo, como conhecemos, foi integrante da equipe original dos X-Men, ao lado de Ciclope, Fera, Jean Grey e Anjo.

Bobby é um mutante nível ômega, ou seja, o nível mais alto no ranking de poder, porém ele nunca conseguiu utilizar toda a capacidade de seu poder. Durante muitos momentos, Bobby não conseguia se controlar e foi o personagem que teve a maior evolução no desenvolvimento de seus poderes mutantes. No início, ele parecia com um boneco de neve, mas depois de muito treino aprendeu a controlar a umidade do ar e se tornar praticamente indestrutível, além de conseguir criar qualquer coisa em forma de gelo.

O Homem de Gelo “gay” na verdade não é o mesmo Homem de Gelo de toda a cronologia dos X-Men, apesar de ser o mesmo Bobby. Ele aparece na fase dos Novíssimos X-Men (NOW!) – All New X-Men, nos EUA.

AllNewXMen

Após os acontecimentos da saga Vingadores Vs X-Men (Ciclope mata o Professor X), o Fera do presente(!) decide trazer o Ciclope do passado (!?) para fazer com que Scott atual (!!?) veja todo o caos que criou e tente alterar o ciclo da história. Ciclope, ao lado de Magneto e Emma Frost decidem reunir todos os mutantes do planeta para criar uma “revolução”.

Com isso, a equipe original dos X-Men vêm para o futuro (presente) encontrando suas contrapartes (aqueles que estão vivos, né Jean?) desta linha do tempo. Eles decidem tentar arrumar a bagunça que suas versões mais velhas causaram antes de voltar para o passado e ficam sob a responsabilidade de Kitty Pride.

Nessa “nova equipe”, que também conta com a X23, Jean Grey (de forma bem invasiva) lê a mente de Bobby e retira o amigo do armário. Ele confessa que sente estar fazendo algo errado, mas Jean dá todo o apoio para Bobby e diz que ninguém da equipe vai se importar. Aliviado, Bobby já sonda com a amiga Jean se ela acredita que Warren (Anjo) também é gay, pois ele o acha bonito.

Iceman1

Iceman2

Essa saída do armário de Bobby causou uma grande confusão na cabeça de muitos fãs, afinal o Bobby do presente sempre se mostrou hétero (inclusive estava tendo um caso com Kitty Pride), mas sua versão do passado é gay? Além de, como sempre, aquele mesmo papo de “não mexam com nossos personagens homens/brancos/héteros, criem os seus” dos leitores preconceituosos.

É possível que Bobby sempre tenha sido gay? Claro, que sim! Você, leitor, não conhece nenhum homem casado e que atende todos os requisitos heteronormativos, mas que vive uma vida “paralela” longe dos olhos da sociedade? Quantos homens que se declaram heterossexuais, mas que vivem sua verdadeira sexualidade nos “guetos” e “cantos escondidos” com outros homens?

O mesmo pode ter acontecido com nosso Homem de Gelo. Bobby foi criado por um pai reacionário e preconceituoso, que sugeriu que ele reprimisse seus poderes, no início. Talvez isso explique porque o Bobby mais velho nunca tenha assumido ser gay. Afinal, se ele deveria esconder os próprios poderes, o que dizer de sua sexualidade?

Outro momento importante para pensarmos foi após o dia M, onde quase todos os mutantes do planeta perderam seus poderes (graças a poderosíssima Wanda) e Bobby achava que também havia perdido suas habilidades mutantes. Mas Emma Frost faz uma “varredura” na mente do Homem de Gelo e descobre que ele não havia perdido os poderes, havia reprimido suas habilidades inconscientemente, numa tentativa de viver uma vida “normal”.

Mas um dos indícios é o momento em que Bobby descobre que o Estrela Polar é gay. Ele tem uma reação histérica e Anne Ghazikhanian o acusa de homofóbico. Quando Jean-Paul se interessa pelo Homem de Gelo, Anne diz que Bobby pode ser gay, mas que ainda não percebeu isso.

O homem de gelo sempre fez comentários e piadas sexistas e sempre fez questão de dar em cima de várias personagens mulheres do universo X-Men, apesar disso nunca conseguiu desenvolver um relacionamento muito longo com nenhuma delas. Abstraindo um pouco, são típicos comportamentos de gays enrustidos (os famosos “discretos”) que tentam se auto afirmar publicamente para não levantar suspeitas sobre sua real sexualidade.

A saída do armário de Bobby ainda é muito recente e temos que aguardar para saber o futuro dele nos quadrinhos, mas já é mais um personagem para engrossar a lista de heróis gays das HQs.

Iceman3

O fabuloso Shawn Ashmore, intérprete do Homem de Gelo nos primeiros filmes de X-Men, já se declarou favorável para que a sexualidade do mutante fosse explorada no cinema. O ator disse que isso possibilitaria um grande arco narrativo para o personagem nos filmes. Nós concordamos e esperamos que Brian Twink Singer atenda nossas preces.

Sobre Michel Furquim

Psicólogo, pós-graduando em Sexualidade Humana.
Curioso e pesquisador nas áreas de sexualidade e relacionamentos. Aficionado pelo universo nerd, em especial HQs e Mangás.

Veja Também

Evento | Ressaca Friends 2017

Nos dias 16 e 17 de dezembro acontece a 14ª edição do Ressaca Friends, o …