Página Inicial / Indicação Nerd / Indicação Nerd|Quando a noite fecha os olhos

Indicação Nerd|Quando a noite fecha os olhos

Um dos espólios da CCXP de 2015 foi a HQ Quando a Noite Fecha os Olhos, escrita por André Diniz e ilustrada por Mario Cau.

Já havia lido a adaptação ilustrada de Dom Casmurro e a fantástica Terapia (Vol.1), ambas de Mario Cau. Recebi então a sugestão para que lesse Quando a Noite Fecha os Olhos, e comprei na Artists’ Alley da Comic Con deste ano, que contou com a presença tanto do desenhista quanto do roteirista.

Incialmente não sabia de que se tratava o roteiro e foi uma grata surpresa quando iniciei a leitura. Se você acompanha o nosso blog há algum tempo já sabe o que nós achamos sobre a falta da representatividade de gays em produções em geral, especialmente nas HQs.

QuandoAnoite1

Se há raros personagens gays nas histórias em quadrinhos americanas “pops”, imagina nas HQs nacionais. É possível contar nos dedos quantas histórias brasileiras contam com algum personagem gay ou abordam a homossexualidade (posso citar as tirinhas do Torta de Climão, Manifesto dos Quadrinhos, Rubros Versos e algumas da cartunista Laerte).

Quando a noite fecha os olhos conta a história de Camilo, um jovem que carrega muitos traumas de seu passado e vive uma vida escura, literalmente. Camilo não vê o Sol, apenas a Lua aparece em seu céu e não consegue manter contato com ninguém, as únicas vozes que consegue ouvir são do seu inconsciente. Camilo sofre uma grande perda que o fará entrar em contato com o passado que gostaria de manter enterrado.

QuandoAnoite2

Não dá pra falar muita coisa sem estragar as surpresas da obra, mas só digo que vale muito a pena. A história é linda e que farão muitos se identificarem, em relação a questões de preconceito, a dificuldade nas relações com a família, homofobia e todas as angústias que uma decepção amorosa pode trazer. As ilustrações são belíssimas e transborda sinceridade.

QuandoAnoite3

É uma HQ nacional, por isso (infelizmente) você não vai encontrar em qualquer lugar. Na loja do Mario Cau é possível adquirir estas e outras obras.

Um dos espólios da CCXP de 2015 foi a HQ Quando a Noite Fecha os Olhos, escrita por André Diniz e ilustrada por Mario Cau. Já havia lido a adaptação ilustrada de Dom Casmurro e a fantástica Terapia (Vol.1), ambas de Mario Cau. Recebi então a sugestão para que lesse Quando a Noite Fecha os Olhos, e comprei na Artists’ Alley da Comic Con deste ano, que contou com a presença tanto do desenhista quanto do roteirista. Incialmente não sabia de que se tratava o roteiro e foi uma grata surpresa quando iniciei a leitura. Se você acompanha o nosso…

Quando a noite fecha os olhos

História em Quadrinhos

Nota

Não dá pra falar muita coisa sem estragar as surpresas da obra, mas só digo que vale muito a pena. A história é linda e que farão muitos se identificarem, em relação a questões de preconceito, a dificuldade nas relações com a família, homofobia e todas as angústias que uma decepção amorosa pode trazer. As ilustrações são belíssimas e transborda sinceridade.

User Rating: Be the first one !

Sobre Michel Furquim

Psicólogo, pós-graduando em Sexualidade Humana.
Curioso e pesquisador nas áreas de sexualidade e relacionamentos. Aficionado pelo universo nerd, em especial HQs e Mangás.

Veja Também

Indicação Nerd | Documentário – A Morte e Vida de Marsha P. Johnson

“Um povo que não conhece a sua história está condenado a repeti-la”. Algo que eu …

  • Ótima indicação, Michel. Estou apaixonado pelo trabalho do Mario Cau e extremamente feliz por ter conhecido ele na CCXP e por ter a minha edição autografada.