Página Inicial / Indicação Nerd / Indicação Nerd|Livro – Éff

Indicação Nerd|Livro – Éff

Existe muita coisa maravilhosa no universo que não é nem DC e nem Marvel.

Uma coisa comum de quem gosta de quadrinhos e desenhos em geral é tentar reproduzir aquelas obras que mais ama. Assim foi comigo, lógico. Na adolescência me arrisquei algumas vezes no desenho, com alguns amigos, seja em algumas tirinhas pra jornal da escola, seja para fanzines. Segui outra carreira, porque obviamente meu talento não era de desenhar.

Mas estas tentativas de criar fanzines e fanfics me fizeram respeitar bastante artistas nacionais, que produzem coisas maravilhosas com pouco retorno e quase nenhum incentivo. Por esse motivo, adoro as mesas de fanzines em eventos. Sempre acabo comprando alguma coisa e me deliciando com histórias de desenhistas que trabalham com amor.

Com a internet, conhecer trabalhos assim ficou muito mais fácil (Can I Get An Amen Up In Here?). Assim conheci Rubros Versos (pretendo escrever em breve sobre essa página delícia), Manifesto dos Quadrinhos, Mário Cau e Éff.

Conheci a página do Éff em 2014 através do Facebook com pequenas charges, com um rapaz franzino e reflexivo. Me identifiquei na hora. Comecei a segui-lo nas redes sociais e acompanhar rotineiramente aqueles quadrinhos sobre seu cotidiano.

EFF2

Achei de uma sensibilidade tremenda como Éff fala de coisas tão profundas, que muitos devem pensar, mas que várias vezes não fica registrado em lugar nenhum. Aquela vontade de fazer algo a mais em nossas vidas, ou aquele momento em que você “gasta” todo o seu fim de semana em um sofá ou mesmo aqueles pensamentos que temos quando estamos apaixonados. Tudo isso com traços tão belos e verdadeiros.

Há mais ou menos 2 meses, fiquei sabendo que as charges virariam um livro pela editora TRIBO. Tive que comprar, óbvio (com um pouco de atraso, confesso).

O livro é recheado de charges e ilustrações com o cotidiano simples e profundo do libriano nascido em Aracaju. Algumas imagens com mensagens tão lindas que é impossível não se emocionar.

EFF3

Falamos tantas vezes aqui no blog sobre como são raros os quadrinhos que retratam os gays, mais raro ainda são aqueles que retratam gays aqui no Brasil. Consigo contar nos dedos das mãos quantos artistas produzem materiais assim, sem retratar apenas nossa vida sexual. Então torço para que Éff, assim como outros, consigam conquistar mais espaço e reconhecimento nesse difícil mercado artístico brasileiro.

Não há muito o que dizer sobre o livro, afinal são mensagens aleatórias e sobre o cotidiano. Mas é o resultado de um artista que transmite mensagens belíssimas em um momento em que há tanto ódio vagando por aí.

EFF4

Caso ainda não conheça Éff, dá uma olhada na página do Facebook. O livro é vendido pela editora TRIBO e vale muito pena.

EFF5

Sobre Michel Furquim

Psicólogo, pós-graduando em Sexualidade Humana.
Curioso e pesquisador nas áreas de sexualidade e relacionamentos. Aficionado pelo universo nerd, em especial HQs e Mangás.

Veja Também

Indicação Nerd | Anime – Orange

Se você pudesse, mudaria seu passado? Anime e Mangá sempre foram vistos por muitos como …