Página Inicial / Resenha e Crítica / Crítica - Games / [Crítica] Game – Pokémon TCG Online

[Crítica] Game – Pokémon TCG Online

Em 1996, com a febre Pokémon, foi lançado tudo que se pode imaginar dos monstrinhos de bolsos: anime, mangá, camisetas, bonés, cuecas, pelúcias, miniaturas, filmes, lancheiras, mochilas e até um Boeing! Uma das coisas mais legais que surgiu inspirado na turma do Pikachu foi o Card Game Pokémon.

Popularmente conhecido como Pokémon TCG (Trading Card Game), conquistou os fãs dos monstrinhos e até hoje se mantém firme e forte, sem sinais de que se aproxima do fim. Pokémon TCG foi lançado nos EUA em 1998 e chegou oficialmente no Brasil em 2011, ano em que foi licenciado pela Copag, com o nome de Pokémon Estampas Ilustradas.

TCGO1

O TCG é muito divertido e apesar de não ser tão complexo como Marvel Battle Scenes e Magic: The Gathering, exige inteligência e estratégia. As cartas possuem ilustrações belíssimas dos Pokémons vistos no anime (na minha época eram apenas 151, hoje já não sei quantos são).

Com o sucesso do jogo “físico”, foi criado a versão online em 2011. A versão online é idêntica ao TCG, mas que permite a interação online entre os jogadores. Em eventos nerds e de anime, sempre é possível encontrar fãs do TCG duelando, trocando cartas e melhorando seus decks. Porém, fora destes espaços é difícil encontrar alguém que também jogue, para treinar e organizar batalhas e torneios. O jogo online chegou para suprir esta falta.

TCGO2

O TCGO é um jogo leve (que você pode fazer o download para o PC ou para tablet), com praticamente as mesmas regras que o jogo físico, as mesmas cartas e com o tutorial que ajuda os marinheiros de primeira viagem a entenderem o jogo. Antes é preciso criar um Avatar, que inicialmente possui poucas opções, mas que você poderá estiliza-lo conforme ganha Fichas de Treinador.

No início do jogo, você pode escolher um tutorial que ensinará o passo a passo das regras ou você pode pular esta etapa e ir direto para as batalhas e torneios. O jogo disponibiliza um deck básico para iniciar as batalhas e você poderá melhorá-lo conforme sobe de nível.

A coisa mais legal do jogo é que os decks e boosters do TCG comprados podem ser transportados para o jogo online, através de uma carta codificada na opção Resgatar Códigos. Ou seja, você poderá treinar e estruturar a melhor estratégia com seu deck comprado, o que deixa você melhor preparado para os torneios no mundo real. Mas também você poderá criar poderosos decks no jogo online, com cartas raras que são difíceis encontrar fora do mundo virtual.

No jogo é possível entrar em Torneios contra personagens do jogo, mas também é possível desafiar outros jogadores do mundo do todo que estejam online nas opções Versus e Partida Rápida. A cada vitória você ganha fichas de treinador, que é possível trocar por cartas, boosters, decks ou acessórios para o seu avatar.

TCGO3

TCGO4

TCGO5

Apesar de ser um jogo muito divertido e que pode agradar os fãs de Card Game, pode ser um pouco repetitivo, sendo difícil jogar muitas rodadas. Os novos jogadores também podem ter alguns problemas nas batalhas online, afinal fica difícil competir com um deck básico contra jogadores que já tenham cartas de Pokémons raros e decks personalizados.

Quando o TCGO foi lançado, era apenas uma versão beta, com vários bugs e totalmente em inglês. Mas o jogo foi melhorado e traduzido. Atualmente ele está totalmente em português – apesar de alguns erros que mostram a carta em inglês, mas raramente – e sempre atualizado com os últimos lançamentos da Copag.

A febre do anime Pokémon diminuiu, mas não morreu, e o TCG não dá sinais de que irá acabar tão cedo, muito pelo contrário. Em qualquer loja de brinquedos, “geek” ou “nerd” você encontra as cartas do Pokémon e centenas de grupos espalhados pelas redes sociais.

Inclusive, em julho sairá mais uma coleção de Pokémon Figuras Ilustradas pela Copag: Fusão de Destinos. E você? Joga Pokémon TCG ou a versão online? Conta pra gente.

Em 1996, com a febre Pokémon, foi lançado tudo que se pode imaginar dos monstrinhos de bolsos: anime, mangá, camisetas, bonés, cuecas, pelúcias, miniaturas, filmes, lancheiras, mochilas e até um Boeing! Uma das coisas mais legais que surgiu inspirado na turma do Pikachu foi o Card Game Pokémon. Popularmente conhecido como Pokémon TCG (Trading Card Game), conquistou os fãs dos monstrinhos e até hoje se mantém firme e forte, sem sinais de que se aproxima do fim. Pokémon TCG foi lançado nos EUA em 1998 e chegou oficialmente no Brasil em 2011, ano em que foi licenciado pela Copag, com…

Pokémon TCG Online

Game

Nota

User Rating: Be the first one !

Sobre Michel Furquim

Psicólogo, pós-graduando em Sexualidade Humana. Curioso e pesquisador nas áreas de sexualidade e relacionamentos. Aficionado pelo universo nerd, em especial HQs e Mangás.

Veja Também

Crítica|Call Me by Your Name (2018)

Me chame pelo seu nome traz um típico romance de verão, belo e triste, conduzido …