Página Inicial / Especial / Evento|Debate em prol da diversidade na AIG

Evento|Debate em prol da diversidade na AIG

A AIG (da American International Group, Inc.) convidou o Gay Nerd Brasil para o mês Global da Diversidade na seguradora, onde convidados especiais falaram um pouco sobre representatividade dentro do mercado de trabalho e na sociedade em geral.

Desde o início deste ano, a AIG conta com um grupo de apoio à diversidade LGBT, o Diversitas, liderado por Vinicius Mercado, Subscritor de Linhas Financeiras. O grupo visa discutir temas ligados à pluralidade sexual e de gênero, dentro e fora das organizações.

Além do Diversitas, desde 2014 a AIG também conta com o grupo Todos Pelas Mulheres & Aliados, que tem como missão promover o desenvolvimento profissional das mulheres na companhia, proporcionando visibilidade e equidade de gênero.

Ambos os grupos (assim como outros que a empresa também promove) são formados por funcionários voluntários (Employee Resource Group) da AIG e que colaboram para a inclusão social e reforçar o respeito à diversidade, para que o ambiente de trabalho seja saudável e respeitoso para todos.

O debate ocorreu no dia 18 deste mês e contou com presença de alguns convidados especiais. Além dos convidados, parte dos funcionários da AIG também participou do debate, expondo suas experiências dentro e fora da empresa sobre preconceito, discriminação e representatividade.

Uma das convidadas para o debate foi Márcia Rocha, travesti, advogada, empresária, integrante da Comissão dos Direitos da Diversidade Sexual e combate a Homofobia da OAB/SP, membro da Associação Brasileira de Trangêneros (ABRAT), palestrante, militante e especialista na temática da transgeneridade (ufa!).

Também esteve presente Lisiane Lemos, gerente de vendas da Microsoft, criadora da Rede de Profissionais Negros de São Paulo, vice-líder do Comitê de Igualdade Racial do Mulheres do Brasil e membro do grupo de negros da Microsoft.

aig2

As participantes comentaram sobre suas vivências dentro e fora do ambiente organizacional, mostrando a importância do respeito às diferenças e de como a diversidade (racial, social, sexual, de gênero, etc) auxilia na formação de equipes com visões ampliadas na busca por alternativas para os mais diferentes desafios.

O mercado de trabalho é uma selva, competitiva e implacável, que exige muito de todos. Já imaginou em uma sociedade machista e transfóbica? Coisa simples, como usar o banheiro da empresa, pode ser algo assustador para uma pessoa trans. Ou a difícil tarefa que muitas mulheres passam para conciliar a vida profissional com o papel de esposa/mãe.

A vida profissional de pessoas que não estão no topo da pirâmide da nossa sociedade (homem, heterossexual, cis, branco, classe social alta, não deficiente) possuem muito mais obstáculos do que as outras pessoas. Por isso, empresas que compreendem esta necessidade e criam estratégias como esta da AIG conseguem ambientes mais éticos, respeitosos e, consequentemente, mais produtivos.

Vamos torcer e lutar para que mais empresas aprendam com esta iniciativa e colaborem para uma sociedade mais justa e igualitária.

Sobre Michel Furquim

Psicólogo, pós-graduando em Sexualidade Humana. Curioso e pesquisador nas áreas de sexualidade e relacionamentos. Aficionado pelo universo nerd, em especial HQs e Mangás.

Veja Também

Evento | Diversidade, Educação e Respeito são temas de painel promovido AIG

Cerca de 100 convidados estiveram presentes ao evento organizado para discutir o papel da família e da escola no …