Página Inicial / Resenha e Crítica / Crítica - Games / Crítica|Civilization VI

Crítica|Civilization VI

Civilization é um jogo de estratégia onde você tem como principal objetivo criar e manter o seu império durante o decorrer dos séculos.

Antes de decidir adquirir esse jogo já haviam me dito que ele é bastante complexo e difícil de se jogar, portanto, já fui preparado para quebrar a cabeça. Mesmo que eu ainda estivesse com alguns pensamentos em Sim City, que eu estava jogando incessantemente antes do Civilization, eu ainda não tinha jogado nenhum dos seus antecessores, logo esse foi o meu primeiro contato com toda a mecânica, história e funcionamento da franquia.

Fiquei surpreso ao ver que no painel de líderes a ser escolhido estava o Brasil, representado por Dom Pedro e na tela de carregamento é mostrado um pequeno texto contando a história do líder e as vantagens que você ganha com ele, a parte fácil acabou aí. Antes de iniciar a partida o jogo te pergunta se você já jogou Civilization anteriormente ou se já está acostumado com o sistema de turnos e para mim pareceu uma pergunta feita aleatoriamente por que não existe tutorial, você recebe algumas dicas, mas elas não servem exatamente para te fazer entender como funciona o movimento dos personagens, por exemplo, e isso é sensacional, perdi vários turnos até aprender a usar o botão direito para confirmar a movimentação, ou para que serviam os exploradores, colonos e afins, essa dificuldade fez com quem eu valorizasse mais a minha experiência durante o jogo.

Passada a fase de adaptação com os controles é preciso entender como funciona o restante da mecânica do jogo e você tem de se atentar a diversos detalhes no decorrer da partida, que pode ser muito longa ou mais rápida, isso vai variar de acordo com o modo de jogo que você escolher no início. Eu recomendo que para uma primeira partida se jogue no modo padrão ou até um pouco mais lento, para poder se acostumar melhor, isso é claro se você também não teve nenhum contanto anterior com a franquia.

O sistema de suserania e de acordos com outras nações até o momento ainda parece um pouco confuso para mim, principalmente ao interagir com as nações que estão competindo “contra” você. Em alguns momentos parece que não importa quais as suas atitudes, uma determinada nação vai tentar entrar em guerra contra você, embora isso também possa ocorrer por causa da forma que você joga, por que em outros momentos foi possível observar algumas alterações na forma de comportamento do IA.

O jogo é muito bonito e bastante colorido, não tive nenhum problema de desempenho ou travadas, tudo pareceu fluir tranquilamente, o único momento mais demorado é apenas o do carregamento inicial, mas isso tudo vai variar de acordo com o PC que você utiliza. Por se tratar de um jogo com muitas variáveis e com complexo sistema de evolução da cidade, é capaz que você perca horas e dias jogando uma única partida, pois a cada avanço de Era sua cidade muda de aparência, novas tecnologias são desbloqueadas e isso te anima a continuar jogando.

civilization-6

O único ponto negativo para mim foi o tamanho do mapa que pode acabar ficando cheio rapidamente e não te dá muitas opções além de trabalhar no desenvolvimento da cidade ou de entrar em guerra com outra nação, por território, mas essa é uma opinião muito particular, afinal, eu gosto de grandes mapas com diversas oportunidades de exploração.

Se você gosta de jogos de tabuleiro e em turnos provavelmente vai gostar de Civilization VI, infelizmente eu ainda não consegui testar o modo on-line, mas provavelmente deve ser bastante divertido juntar seus amigos para jogar algumas partidas.

Civilization é um jogo de estratégia onde você tem como principal objetivo criar e manter o seu império durante o decorrer dos séculos. Antes de decidir adquirir esse jogo já haviam me dito que ele é bastante complexo e difícil de se jogar, portanto, já fui preparado para quebrar a cabeça. Mesmo que eu ainda estivesse com alguns pensamentos em Sim City, que eu estava jogando incessantemente antes do Civilization, eu ainda não tinha jogado nenhum dos seus antecessores, logo esse foi o meu primeiro contato com toda a mecânica, história e funcionamento da franquia. Fiquei surpreso ao ver que…

Civilization VI

Game

Nota

O jogo é muito bonito e bastante colorido, não tive nenhum problema desempenho ou travadas, tudo pareceu fluir tranquilamente, o único momento mais demorado é apenas o do carregamento inicial, mas isso tudo vai variar de acordo com o PC que você utiliza.

User Rating: Be the first one !

Sobre Angresson da Silva

Nascido em 88, ariano, meio diferentão devido ao ascendente em aquário e que adora conhecer novos animes, mangás, HQ's, jogos, filmes e séries, sempre se preocupando com a representatividade em todas essas mídias. Ainda não formado, mas gosta de escrever suas opiniões e se auto intitula um Nerd Fajuto por não se identificar com os padrões de muitos Nerds.

Veja Também

Crítica|Star Trek Discovery 1.10 – Despite Yourself

Star Trek Discovery abraça o lado clássico de sua fórmula exagerada e termina derrapando no …