Página Inicial / Indicação Nerd / Indicação Nerd | Karekano

Indicação Nerd | Karekano

Talvez seja a chegada dos 30, mas a nostalgia está falando cada vez mais alto e estou muito mais interessado em rever coisas antigas do que conhecer coisas novas. De fato, a velhice chegou.

Lembra daquela época em que conhecíamos novos animes através de VHS ou DVDs emprestados de amigos (e se tivesse sorte vinha com legendas certinhas de Fansubbers como Lum’s Club e BaC)? Não lembra? Sorte ou azar o seu. Nesta época, em que nem sonhava na carreira de psicólogo, um grande amigo me emprestou um dvd de um anime shoujo que mudaria minha opinião sobre shoujos na época. Era um dvd de Kareshi Kanojo no Jijō (traduzindo ao pé da letra seria algo como Assuntos de namorado e namorada) ou como é popular aqui no Brasil, Kare Kano.

Apesar de ser classificado como shoujo (shōjo), geralmente associados mais ao público feminino, Kare Kano possui uma profundidade assustadora e algumas reflexões sobre relacionamento humano que podem agradar muitos (e desagradar vários).

Kare Kano mostra inicialmente a história de uma menina de 15 anos, Miyazawa Yukino, popular, nerd, bonita e admirada por todos na escola devido sua perfeição. Porém, nada disso é verdade. A menina é um monstrinho e tudo que ela faz é para ser admirada, e ela tem total consciência disso. Em público ela sempre demonstra calma, gentileza, está sempre bem vestida e demonstra se importar com os outros, mas é tudo fachada e só suas irmãs sabem a verdadeira face de Yukino.

Mas tudo se complica quando um novo aluno é transferido para a escola de Miyazawa, seu nome é Arima Soichirou. Arima parece ser tão perfeito quanto a mocinha protagonista, tão nerd e estudioso, quanto engajado em atividades da escola. A presença do rapaz ofusca Miyazawa e está elabora um plano para recuperar a “coroa da popularidade”, mas algo dá errado e Arima descobre a verdadeira face da moça. Arima também possui um lado perverso e usa o segredo da moça vaidosa para chantageá-la.

Pouco a pouco as falhas e defeitos de Miyazawa e Arima vão ficando expostos e um forte sentimento entre os dois começa a brotar, apesar das dificuldades e dos rivais que vão aparecendo no decorrer da história.

O anime Kare Kano possui 26 episódios e foi produzido pela GAINAX, mesmo estúdio de Evangelion. Além disso, a versão animada tem a direção de Hideaki Anno e Kazuya Tsurumaki (Anno é a mente por trás de toda a história de Neon Genesis Evangelion). Assim como a história de Shinji e cia., Kare Kano possui um final inconclusivo no anime, parecendo que a trama não foi finalizada, mas pra quem gosta de histórias com tramas abertas, vai entender.

O anime possui muitas cenas reflexivas, mas também muito humor. As cenas dos próximos episódios são sempre narradas pelas dubladoras das irmãs de Miyazawa, e a música tema encerramento era sempre com uma câmera flutuante em um lugar público no Japão, algo bem original pra época.

Já o mangá de Kare Kano possui 21 edições, publicadas no Brasil pela Panini Comics. O mangá é muito mais denso e possui acontecimentos mais sombrios relacionados aos protagonistas, porém possui um final mais conclusivo, o que pode agradar os fãs da história.

Kareshi Kanojo no Jijō possui personagens muito bem estruturados, e que evoluem e amadurecem com o decorrer da trama. Ninguém é o que demonstra ser e as ações de cada um geralmente possuem interesses egoístas, como são todas as pessoas, inclusive eu e você.

Outra coisa bacana que Kare Kano expõe de forma romântica e que muitas pessoas não compreendem (por isso acabam vivenciando relacionamentos com os mesmos problemas), é que um relacionamento geralmente se constrói com o tempo e com aquela pessoa que consegue enxergar o seu lado menos agradável e ainda assim continuar ao seu lado. Através de Miyazawa fica fácil entender que uma legião de admiradores no fim das contas não é relevante para um amadurecimento emocional e um crescimento como pessoa.

Encerramento KareKano:

Sobre Michel Furquim

Psicólogo, pós-graduando em Sexualidade Humana. Curioso e pesquisador nas áreas de sexualidade e relacionamentos. Aficionado pelo universo nerd, em especial HQs e Mangás.

Veja Também

Indicação Nerd | Anime – Boku No Hero Academia

Naruto acabou e a Shonen Jump não perdeu tempo e já emplacou seu novo sucesso, …