Página Inicial / News / News|Globo corta cenas entre Connor e Oliver de How To Get Away With a Murder
136529_9549

News|Globo corta cenas entre Connor e Oliver de How To Get Away With a Murder

How To Get Away With a Murder fez muito sucesso lá em 2015, que inclusive rendeu o Emmy de melhor atriz para Viola Davis e foi confirmada sua 4ª temporada. Mas a série está dando o que falar nas redes sociais por outro motivo.

No dia 11 de Julho, a Globo começou a exibir a série (com a tradução horrenda de Lições de Um Crime) nas madrugadas após o programa Conversa com Bial. Segundo o site brasileiro dos fãs, HTGAWM Brasil, a emissora realizou cortes nas cenas entre o casal gay Connor (Jack Falahee) e Oliver (Conrad Ricamora), especialmente aquelas mais “quentes”.

Fã de série é melhor do que agente da CSI, e as manas que estão acompanhando a série na emissora carioca logo perceberam que as cenas onde Oliver e Connor se beijavam ou tinham um contato sexual tinham sido removidas na versão da Rede Globo, e expuseram a censura no Twitter e no Facebook.

How to Get Away with Murder já foi indicada ao prêmio GALECA (Gay and Lesbian Entertainment Critics Association) e ao GLAAD Media Awards (Gay & Lesbian Alliance Against Defamation), onde ganhou o prêmio de Melhor Série de Drama na sua primeira em 2015.

A série teve sua Classificação Indicativa como para maiores de 16 anos. De acordo com o Ministério Público, essa classificação indica que a produção possui cenas  mais violento ou com conteúdo sexual mais intenso, que pode  incluir cenas de nudez total, estupro, tortura ou suicídio. Porém, as cenas de Oliver e Connor de HTGAWM não possuem nudez total ou cenas de sexo violento.

A novela Verdade s Secretas, por exemplo, teve a mesma classificação e exibiu cenas de nudez frontal e até incesto, entre padrasto e enteada. E a novela foi exibida às 23 horas, enquanto HTGAWM é exibida às 2 horas da madrugada. Porém, uma exibia sexo e nudez com contexto heterossexual, logo…

Esta censura de relações não heterossexuais por parte da Rede Globo não foi a primeira (e nem será a última), tanto que a “polêmica” sobre  “beijo gay” sempre aparece quando existe algum personagem LGBT em novelas (fora as censuras de desenhos, como Power Stone, quem lembra?). Mas esta censura é importante para que o público LGBT da emissora entenda que a visibilidade que a emissora propõe, no programa Amor & Sexo por exemplo, tem um motivo, e não é o de garantir direitos aos LGBTs.

A equipe do site HTGAWM Brasil entrou em contato com a Globo, que ainda não se pronunciou sobre o motivo dos cortes realizados.

No Brasil, HTGWAM é exibido no Canal Sony e está no catálogo da Netflix.

Sobre Michel Furquim

Psicólogo, pós-graduando em Sexualidade Humana. Curioso e pesquisador nas áreas de sexualidade e relacionamentos. Aficionado pelo universo nerd, em especial HQs e Mangás.

Veja Também

News|Giro de Notícias #21

Hora de Aventura, Digimon, Doctor Who e mais no Giro de Notícias.