Página Inicial / Lista / Lista | 5 Personagens de KoF que fazem parte do Vale

Lista | 5 Personagens de KoF que fazem parte do Vale

The King Of Fighters é uma das séries de jogos de luta mais famosas dos videogames. E KoF’97, uma de suas edições mais aclamadas, acaba de completar 20 anos.

Se você é da época dos fliperamas, com certeza deve ter gastado algumas fichas jogando The King Of Fighters. E apesar de ter feito sucesso no Arcade, a franquia também conquistou gaymers nos consoles. Quem teve PlayStation provavelmente fez campeonatos com irmãos ou amigos de algum KoF no console da Sony, não é mesmo?

A diversidade de golpes e a quantidade de personagens disponíveis para  jogo agradou os fãs. E a diversidade ia um pouco além da quantidade, trazendo mulheres, diferentes nacionalidades, além de personagens com personalidades – e aparência – que fugiam dos estereótipos dos jogos de lutas tradicionais.

Numa época em que os animes estavam em alta, o jogo também trazia personagens e enredo que lembravam muito as animações japonesas – tanto que ganhou uma série animada e até uma péssima adaptação em live action – com maldições, famílias rivais e reviravoltas.

E para os gaymers o jogo também trouxe coisas bem interessantes como as artes que dos personagens, como:

O vilão crush de muitos
Bear Bondage?
Mais alguém pensou numa paródia da MEN.COM?

Mas o mais importante é que KoF apresentou alguns personagens, que de alguma forma desconstruíam a imagem clichê enraizada de personagens em jogos de luta. Por isso, escolhemos 5 desses personagens de KoF que mostraram que alguns LGBTs também são bons de briga.


Chris

Um dos meus favoritos. As roupas e até o nome do personagem confundiram muitos jogadores na época sobre o gênero do personagem, mas durante o jogo podemos perceber de que se trata de um garoto. Ele faz parte dos quatro Reis Sagrados de Orochi, e luta no time Orochi New Faces ao lado de Shermie e Yashiro.

Chris é o escolhido para ser o receptáculo do espírito de Orochi e quando está “possuído” por este poder maligno deixa de ser o menino com cara de bonzinho. No final de KoF’97, Chris se transforma em Orochi e se mostra o verdadeiro vilão da história.

Sua sexualidade nunca foi definida, até porque Chris possui 14 anos no jogo, mas sua personalidade e seu jeito lembram muito os personagens Uke de mangá e anime yaoi, não acham?


Mature

Mature apareceu em KoF’96 no time de Iori Yagami, ao lado de Vice, e retorna para o torneio em KoF’98. Ela faz parte do time dos vilões, que pretende libertar o espírito Orochi. A loira sempre aparece acompanhada de Vice, mas aparentemente são apenas companheiras de trabalho.

No início das batalhas as frases de Mature mostram ela flertando com os outros personagens, masculinos e femininos, o que nos faz pensar que ela seja bissexual. A moça joga diretas e indiretas, especialmente para King.

A vilã não é flor que se cheire e não hesita em fazer o trabalho sujo para atingir seus objetivos. A história de Mature é bem limitada, sempre como assistente de algum personagem – Rugal, Goenitz ou Iori – por isso não sabemos muito de sua vida além do torneio.

Mas o fato de ter uma personagem que demostra sua orientação sexual de forma aberta num jogo de luta, já garante um lugar pra moça nesta lista.


Ash Crimson

Ash é o protagonista dos jogos mais recentes de KoF – traduzindo, aqueles que não fizeram sucesso. O rapaz possui uma aparência feminina, além de uma personalidade ambígua.

O objetivo de Ash é conseguir o poder de Orochi – esse pessoal não percebe que isso nunca dá certo, né? – e para isso pretende roubar os tesouros dos guardiões Kyo, Iori e Chizuru. Com facilidade, ele rouba os poderes da sacerdotisa Chizuru e depois de Iori, mas não consegue o de Kyo.

Apesar do penteado estilo Amy Winehouse, Ash é extremamente poderoso, derrotando o queridinho de muitos, Iori Yagami. O rapaz também é muito inteligente e calculista, salvando toda a galera do vilão Saiki.

Apesar de KoF XI, XII e XIII não terem agradado muito os fãs das antigas e nem reerguido a franquia, foi interessante ver um personagem afeminado e andrógeno praticamente protagonizando o game. Mesmo que a sexualidade de Ash não tenha sido explorada ou definida, sua presença incomodou muito jogador “macho” e isso já o insere em nossa listinha.


King

A moça do smoking é tão boa de briga que ela está em praticamente todos os jogos da franquia KoF. King surgiu em Art Of Fighting – só os velhos vão lembrar – antes de integrar a grade de personagens de The King Of Fighters, onde era a única personagem feminina jogável. Depois, em KoF’94, ela fez parte do primeiro time só de mulheres, ao lado de Mai e Yuri.

King possui uma aparência masculina, sempre com o cabelo loiro curto e um smoking vinho, o que deixou muitos na dúvida sobre seu gênero na época. Na década de 90 pouco era discutido sobre gênero e sexualidade, mas talvez nos dias de hoje King poderia ser considerada além dos gêneros masculino e feminino, não acham?

A forma de falar e lutar também fizeram com que muitos gaymers achassem que ela fosse lésbica. Assim como os outros personagens da lista, sua sexualidade não foi explorada a ponto de deixar claro os rumores dos fãs, mas os criadores sempre declararam que King tinha interesse amoroso em outro lutador do jogo, Kyo.

O que nós achamos? King é do vale.

Além de Mature, Yuri também já deu entender em algumas frases do jogo que King gosta mesmo é de garotas. Além disso, quando King não está nos torneios de luta ela é dona de um bar – que provavelmente toca MPB. Brincadeiras à parte, King é uma das personagens que não está no jogo para seduzir ninguém, além de fugir da estética padrão de mulher feminina. Precisa de mais?


Benimaru Nikaido

Benimaru?  Como é que eu posso começar a explicar Benimaru?

Um cabelo loiro (parece que os japoneses gostam de um cabelo loiro, né?) arrepiado imenso, calça colada e um top de couro preto formavam o look do favorito de muitos, Benimaru. O personagem apareceu em praticamente todos os jogos de KoF, além de fazer participações especiais em outros games da SNK. 

Benimaru era um grande rival de Kyo Kusanagi e durante muito tempo tentou derrotar o rapaz das chamas. Após a derrota em KoF’94 para Kyo, eles se tornam amigos e formam o time Japão, junto com Goro Daimon.

Além da aparência de Benimaru, suas poses e voz fizeram muitos gaymers se perguntar sobre a sexualidade do personagem. Pra variar, muitos fãs do jogo queriam a resposta definitiva se o personagem era gay ou não, porém a única resposta dos criadores foi “não é o que vocês acham (não que haja algum problema nisso)”. Novamente se esquivando sobre a “polêmica”, a SNK deixou que os fãs tirassem suas próprias conclusões.

Mas apesar disso tudo, as frases “Watch me now. A flower’s life’s brief.” (Me observe agora. Um breve resumo da vida de uma flor.), “Your fiery fighting almost wilted my rosy beauty, bud!” (Sua batalha ardente quase fez minha beleza rosada murchar!) ou seu “I love you!” não deixavam dúvidas de que Benimaru era do Vale.

Benimaru conquistou muitos fãs, LGBTQs e hetéros, com seus golpes no estilo muay thai e com muito choque (elétrico), se tornando uma referência quando falamos de personagens LGBTQ em videogames. 

—————————————————————————————————————————————-

Lembrando que nenhum destes personagens teve sua sexualidade definida pelos seus criadores ou pela SNK. Podemos interpretar como queerbaiting? Ou apenas não havia intenção de definir esta informação? Jamais saberemos, mas que o jogo fez a felicidade de muitos de nós, gaymers, isso é inegável.

Sobre Michel Furquim

Psicólogo, pós-graduando em Sexualidade Humana. Curioso e pesquisador nas áreas de sexualidade e relacionamentos. Aficionado pelo universo nerd, em especial HQs e Mangás.

Veja Também

Especial|Gay Nerd Brasil Awards – 2016

Chegou a hora de premiar os melhores de 2016, mas dessa vez de um jeito …

  • Marcelo Andrade

    Meu deus quanta besteira numa materia só !!!!! Melhor pesquisar a historia antes de cagar no teclado amiguinho ….

    • Michel Furquim

      Então, amiguinho, aqui não é (ainda) R7 ou G1, por isso não são matérias. É uma coluna. Fiz uma lista de uma forma bem informal – quem sabe interpretar, deve ter percebido isso pelo título. Aceita que na vida existem pessoas no mundo que não vão concordar com você . Beijos.

  • Deivson Ferreira

    ainda diz que kof xi e xiii não agradou

    • Michel Furquim

      Muitos fãs gostaram sim, Deivison. Mas a maioria dos fãs do KoF clássico e a os sites de críticas especializadas, não gostaram muito.

  • Adoro KOF, meu jogo de luta favorito.
    Chris ❤
    Queria muito um anime completo de KOF. Another Day me deixou com gostinho de “quero mais”.