Página Inicial / Evento / Evento | Projeção e Debate – “Donzela Em Defesa”

Evento | Projeção e Debate – “Donzela Em Defesa”

Na última quarta, dia 22, tivemos a honra de participar do evento idealizado e organizado pelo ARISE (Arqueologia Interativa e Simulações Eletrônicas do MAE) lá na USP, onde foi exibido o documentário Donzela Em Defesa.

Donzela Em Defesa foi o projeto de TCC de Jornalismo das produtoras Helena Vieira Nogueira e Monique Ferrarini que discute o espaço das mulheres dentro do universo dos video games.

O documentário colheu discursos de mulheres e homens sobre o ambiente dos games (especialmente os jogos online), visando debater como as mulheres são representadas nos video games, por que os jogos não possuem mulheres no processo de criação dos games e por que os espaços (virtuais e presenciais) são tão hostis com as mulheres.

Através de vários discursos é possível compreender vários abusos e violências que garotas sofrem em jogos online e eventos de games, simplesmente por serem… garotas! A educação dentro de casa também é algo abordado, quando paramos para refletir sobre por que meninos ganham video games (e são permitidos e incentivados a jogar desde cedo), enquanto meninas ganham bonecas e maquiagem.

Monique e Helena explicaram também um pouco do processo de criação do documentário e também algumas dificuldades (e surpresas) que surgiram durante a produção. O evento também teve espaço para perguntas dos participantes presentes e um debate sobre como tornar o mundo dos games mais diverso, respeitoso e acolhedor para as mulheres.

 

Quando falamos de universo nerd, geek e gamer, ainda falamos de espaços voltados para homens, brancos e heterossexuais, excluindo e hostilizando todos aqueles que não se encaixam nestas características. Uma das soluções (entre tantas) que surgiram durante o debate foi a de presença de mulheres, LGBTQs e negros no processo de criação de histórias, personagens e jogos (principalmente em grandes produtoras) para que assim todos se sintam representados e consigam se divertir em ambientes saudáveis.

E jogue como uma garota!

Confira o documentário na íntegra abaixo:

Acompanhe nossas redes sociais para ficar por dentro de eventos como estes e mais sobre o universo nerd!

Sobre Michel Furquim

Psicólogo, pós-graduando em Sexualidade Humana.
Curioso e pesquisador nas áreas de sexualidade e relacionamentos. Aficionado pelo universo nerd, em especial HQs e Mangás.

Veja Também

Especial | Discussões e representatividade em Star Trek

Star Trek: Discovery despertou nosso espírito Trekker adormecido, e claro que você está acompanhado nossas …