Página Inicial / Indicação Nerd / Indicação Nerd | Livro – Mercúrio Cromo

Indicação Nerd | Livro – Mercúrio Cromo

Quando falamos de arte, desenho e ilustração a grande maioria têm o nome de artistas internacionais na ponta da língua. E os nossos artistas nacionais ainda são pouco valorizados por aqui, não acha? Não por uma questão de qualidade, pois neste quesito os brasileiros não deixam nada a desejar, mas por uma visão distorcida de que tudo que é do exterior é “chique” ou “melhor”. E assim muita coisa boa produzida aqui na nossa terrinha não ganha o destaque que merece.

E se já é difícil pra artistas nacionais que produzem materiais socialmente aceitos, imagina pra quem produz arte com temática LGBTTQ ou com temas mais densos?

Gosto de acompanhar artistas LGBTTQs (como Éff e Gaysome), afinal transmitem, direta ou indiretamente, um pouco da minha realidade, e o mesmo aconteceu com Oi, Aure. Suas ilustrações autobiográficas já são bem conhecidas nas redes sociais, abordando temas que dialogam com todo tipo de público, transcendendo gênero e orientação sexual.

O responsável por esse trabalho maravilhoso é o Aureliano Medeiros, de Natal, que já lançou os livros Madame Xanadu (Editora Tribo) ilustrado e escrito por ele, e Diários de Âncoras e Bandeira de Trapos, que contam com ilustrações dele. E seu segundo livro é Mercúrio Cromo, uma coletânea com diversas ilustrações do Aure e com uma capa maravilhosa, com um curativo colado a mão, um a um.

As ilustrações do Aure são lindas, mas também são ferramentas para a abordagem de temas importantes (vistos como pesados por muitos) como ansiedade, depressão, suicídio, solidão e a confusão que alguns sentimentos nos trazem muitas vezes. Coisas que muitos com certeza se identificam (isso explica os milhares de seguidores nas redes sociais do Aure). Mas as ilustrações de um garoto com um corpinho nu fora dos padrões e lidando com situações (embaraçosas, engraçadas ou tristes) que muitos garotos gays também vivenciam, é algo que também nos serve como um “curativo”, do tipo “nossa, eu não sou o único”.

O livro foi lançado em São Paulo no começo de Dezembro e durante a CCXP 2017. Nós, obviamente, já garantimos nossa cópia, além de conhecer o autor pessoalmente na Comic Con Experience, que é um fofo (em todos os sentidos). O livro também teve seu lançamento em Natal, na última quarta- feira (20) e esperamos que mais pessoas tenham essa oportunidade de adquirir o livro e conhecer o Aure. Mas se você não conseguiu ir na CCXP ou não é de Natal, pode adquiri o livro AQUI.

Talvez a única coisa que tenha faltado nessa coletânea linda seja um prefácio com um pouquinho sobre o autor, a ideia da capa ou sobre a o início das ilustrações (quem é fã e seguidor do Aure já conhece um pouco, mas quem pegou o livro pela primeira vez, talvez não), mas nada que atrapalhe a experiência.

Mercúrio Cromo é uma obra maravilhosa para quem conhece e acompanha o trabalho do Aure e uma ótima pedidapra quem nunca ouviu falar. O livro foi publicado pela Editora Lote 42 e conta com 128 páginas. Confere mais informações sobre o Aure nas redes sociais dele: Facebook, Instagram e Twitter.

Sobre Michel Furquim

Psicólogo, pós-graduando em Sexualidade Humana. Curioso e pesquisador nas áreas de sexualidade e relacionamentos. Aficionado pelo universo nerd, em especial HQs e Mangás.

Veja Também

Crítica | Quadrinhos – Homem de Gelo #1 – #7

O Homem de Gelo, ou Bobby Drake (ou Robert Louis Drake), faz parte da equipe mutante …