Página Inicial / Diários de um Nerd / Diários de um Nerd|Essa mídia chamada Podcast

Diários de um Nerd|Essa mídia chamada Podcast

O podcast é uma mídia que aos poucos vem crescendo e em decorrência disso a possibilidade de representar os mais diversos aspectos da nossa sociedade aumenta ainda mais.

Quem costuma utilizar a internet provavelmente já se deparou em algum momento com a palavra podcast e talvez até consuma essa mídia, mas apesar do grande crescimento ela ainda não atingiu o grande público e um dos fatores para que isso acontecer é a dificuldade de conseguir definir a mecânica desse tipo de conteúdo. Eu questionei algumas pessoas para saber como elas explicam o que é podcast para quem não tem nenhum contato com essa mídia e obtive duas respostas bastante interessantes:

“Digo que é a evolução dos programas de rádio” – Matt Guimarães

“Podcast é como se vc estivesse sentado num boteco sozinho e na mesa ao lado tem um pessoal batendo papo sobre algo que vc se interessa tanto que fica de butuca na conversa alheia.”

É difícil descrever essa mídia devido ao fato de existirem programas sobre os mais diversos assuntos,  cada um com sua estrutura e entre toda essa diversidade algo que tem crescido timidamente são os podcasts produzidos especificamente para o público LGBT, porém já é possível perceber a presença de algumas das pessoas que compõem a sigla em podcasts com temas variados.

HQ da Vida

O HQ da Vida é um podcast onde os hosts entrevistam pessoas do universo LGBTQ e conversam sobre questões importantes para a nossa comunidade, além disso o podcast tem outras ramificações como o HQ de Bolso onde procuram provocar discussões iniciais sobre temas que abrangem as vivências Queer (e eles atingem o objetivo de forma clara e bastante didática), tem também o HTreta  que são episódios especiais onde discutem noticias de ultima hora e o HQ Indica que busca enaltecer e divulgar projetos legais. O podcast é acessível e possui transcrições da maioria dos seus episódios, proporcionando assim acesso a esse conteúdo a pessoas com alguma deficiência auditiva.

Para conferir todo  conteúdo basta você acessar o site do HQ da Vida e também aproveitar para obter mais informações sobre esse ótimo trabalho.

Bichas Nerd

Esse podcast é formado por uma equipe de hosts que as vezes variam em alguns episódios e isso é muito interessante de se observar (ou melhor escutar) pois cada membro tem o seu destaque e eles funcionam muito bem quando estão todos juntos na mesma conversa. No Bichas Nerds as discussões são principalmente sobre cultura pop e fornece diversas informações  sobre filmes, séries, HQ’s e tudo o que gira em torno desse universo nerd e sempre se preocupando com a discussão sobre diversidade e representatividade nessas mídias.

3D+

O podcast 3 é Demais é o mais novo entre os citados e possui apenas cinco episódios disponíveis, o que é ótimo pra quem quer fazer uma maratona. As manas que hosteiam esse cast são divertidíssimas e passam a sensação de estar escutando uma reunião de amigos que tem pontos de vista diferentes, mas que ainda assim convivem bem e discutem assuntos importantíssimos para a sociedade com seriedade e bom humor, além disso é muito gostoso escutar o sotaque e humor nordestino para sair do padrão que estamos acostumados a consumir.

The Library Is Open

O The Library Is Open é um podcast que tem como premissa principal conversar sobre os episódios e o universo de RuPaul’s Drag Race, e nos intervalos das temporadas são discutidos temas relevantes ao universo LGBTQ, a maioria dos programas fora do reality tem convidados e o mais interessante é que eles possuem um o formato de rádio onde gravam todo o seu conteúdo em tempo real incluindo vinheta e músicas que integram os episódios.

GNCast

O GNCast é o podcast da casa onde discutimos as produções do universo Nerd observando a representatividade LGBT e discutindo como somos representados nas mídias que consumimos.

Esses são os podcasts com temática LGBT que eu conheço e acompanho no momento, se pararmos para analisar é uma lista muito pequena diante da quantidade de programas que preenchem esse universo. Vale ressaltar que existem podcasts que não tratam exatamente da temática LGBT, mas que convidam pessoas da sigla para participar e que se preocupam com a representatividade, um exemplo é o Podmaníacos o podcast do site Seriemaniacos que tem como principal objetivo falar sobre séries e possui uma grande equipe dedicada a isso. Apesar de ter os hosts principais eles também convidam os seus colunistas para participar dos episódios e possuem uma equipe diversa que é convidada de acordo com o tema abordado e que apresentam pontos de vistas diferentes muito interessantes,  entre eles está o Diego Antunes criador do site Gay Nerd Brasil.

É difícil descrever algo que tão diversificado como o podcast, mas a minha percepção é de que essa mídia extrapola as barreiras do rádio e da conversa de bar, o podcast além de ser algo para se passar o tempo ou para se divertir também serve como ferramenta de disseminação de informação e como uma nova forma de estudar, absorver conteúdo,  aprender coisas novas e como meio de informação além dos canais comuns de comunicação. E ouso dizer que o podcast tem se tornado algo com um potencial para se expandir tanto quanto como o youtube e para se tornar um território tão vasto como a internet. Você acompanha algum podcast que não foi citado? Pretende criar algum? Coloque aqui nos comentários pra que nós possamos conhecê-lo e para nos ajudar a aumentar essa lista.

Sobre Angresson da Silva

Nascido em 88, ariano, meio diferentão devido ao ascendente em aquário e que adora conhecer novos animes, mangás, HQ's, jogos, filmes e séries, sempre se preocupando com a representatividade em todas essas mídias. Ainda não formado, mas gosta de escrever suas opiniões e se auto intitula um Nerd Fajuto por não se identificar com os padrões de muitos Nerds.

Veja Também

Pela primeira vez na história “The” Doctor de Doctor Who será uma mulher, mas a luta continua

16 de Julho de 2017 e em um vídeo a BBC revelou a identidade da …