Página Inicial / Especial / Pesquisa sobre representatividade LGBTTQ nas Histórias em Quadrinhos

Pesquisa sobre representatividade LGBTTQ nas Histórias em Quadrinhos

Ajude nessa pesquisa!

Desde que foi criada, a História em Quadrinhos já retratou (direta ou indiretamente) diversos momentos da sociedade, como a Segunda Guerra Mundial, a Guerra Fria, a Luta pelos Direitos Civis, etc. A nona arte, como também é conhecida, é uma representação de nossa realidade, através de uma narrativa figurada, que pode ser mais ou menos realística.

Mas se as HQs são representações do nosso mundo, por que será que vemos poucos personagens gays, lésbicas, transexuais, travestis e bissexuais em suas páginas? Por que a realidade retratada por grandes editoras, como Marvel Comics e DC Comics nunca incluem personagens e relacionamentos que fujam da heteronormatividade? Por que a representação de LGBTTQs ainda é visto como um risco de investimento para estas editoras?

Pensando nestas questões, a equipe do Gay Nerd Brasil decidiu buscar pesquisas acadêmicas e científicas sobre este tema, para aprofundar nossas opiniões, porém sem sucesso. O que fazemos nesta situação? Criamos nossa pesquisa por conta própria, oras. E queremos a ajuda de vocês.

Se você lê História em Quadrinhos e não se identifica como heterossexual, responda este formulário que elaboramos para nos ajudar nessa trajetória. Através destas informações teremos uma melhor clareza sobre a correlação entre representatividade apresentada atualmente e a recepção do público nerd LGBTTQ.

É rápido, fácil e não dói nada!

Formulário da Pesquisa

*Problemas em acessar o formulário? Mande um e-mail para nós: contatogaynerdbrasil@gmail.com ou michelfurquim@gmail.com

Sobre Michel Furquim

Psicólogo, pós-graduando em Sexualidade Humana. Curioso e pesquisador nas áreas de sexualidade e relacionamentos. Aficionado pelo universo nerd, em especial HQs e Mangás.

Veja Também

01 de Dezembro – Dia Mundial de Combate ao HIV

O dia 1º de Dezembro é dia mundial de combate ao HIV e AIDS (VIH, …