Página Inicial / Indicação Nerd / Indicação Nerd | Animação – Pantera Negra

Indicação Nerd | Animação – Pantera Negra

O filme do Pantera Negra estreia na próxima semana e parece ser uma das grandes bilheterias de 2018. Após a premiere nos EUA e as cabines de imprensa ao redor do mundo, o filme só tem recebido elogios e está sendo considerado um dos melhores filmes do universo da Marvel.

Apesar de ser um dos heróis mais importante das HQs da casa das ideias, pouca gente conhece a história do Panterão e os personagens que fazem parte do seu universo. Pensando nisso, resolvemos indicar a série animada que foi produzida lá em 2010 para você chegar no cinema sabendo um pouco mais do Pantera Negra.

O Pantera Negra: A Série Animada (The Black Panther Animated Series) foi produzida em 2010 pela Marvel Knights Animation, responsável pelas animações da editora na ápoca, em parceria com o canal de TV a cabo BET.

A série conta as histórias das origens do T’Challa, sobre a busca da vingança pela morte de seu pai T’Chaka, que foi morto pelo vilão Garra Sônica (Klaw). Acompanhamos o herói lidando com as relações dentro e fora de Wakanda após a morte de seu rei. O Pantera precisa lidar com as questões políticas dentro de seu país e também lidar com a necessidade de participar das batalhas no mundo exterior. Além do Pantera Negra a série traz outros personagens conhecidos dos fãs das HQs da Marvel, como o Capitão América, Tempestade e Fanático.

A série ganhou roteiro pelas mãos de Reginald Hudlin, que escreveu a história original e que também era presidente da BET na época. Ele acompanhou todo o projeto de perto e todo o processo. Os desenhos ficaram sob a responsabilidade de  John Romita (muito famoso por desenhar as HQs do Homem-Aranha e Capitão América). A música tema foi feita por Stephen James Taylor em uma língua inventada especialmente para a série, baseada em línguas bantu. E a produção executiva ficou com o poderoso Sta Lee, que também dublou alguns personagens na série.

A série teve um elenco de peso convidado para a dublagem, com Djimon Hounsou (Diamante de Sangue e Guardiões da Galáxia) como T’Challa, Kerry Washington (Scandal) como a Princesa Shuri, Alfre Woodard (12 anos de Escravidão e Luke Cage) como Rainha de Wakanda e Dondi Reese e Jill Scott (mais conhecida como cantora de R&B nos EUA) como Tempestade.

A história é dinâmica e os episódios são bem curtinhos, podendo ser maratonada em uma única tarde. Um ponto que muita gente pode estranhar (mas que pode agradar os leitores de HQs) é a animação. Com poucos frames, a animação parece estática e até um pouco amadora, mas nada que atrapalhe a diversão, parecendo um quadrinho animado.

Infelizmente a série foi exibida somente nos EUA e na Austrália, e até hoje não tem nenhuma previsão de ser dublada e trazida para o Brasil. É possível encontrar o DVD da série animada em sites de importação, mas apenas com o áudio original. A editora Salvat encadernou a história original das HQs com o nome “Quem é o Pantera Negra?”.

Sobre Michel Furquim

Psicólogo, pós-graduando em Sexualidade Humana. Curioso e pesquisador nas áreas de sexualidade e relacionamentos. Aficionado pelo universo nerd, em especial HQs e Mangás.

Veja Também

Indicação Nerd | Livro – Mercúrio Cromo

Quando falamos de arte, desenho e ilustração a grande maioria têm o nome de artistas …